Como estão as negociações para a retomada de voos até São Paulo

Como estão as negociações para a retomada de voos até São Paulo

Foto: Nathália Schneider (Diário)

1º de novembro de 2022: Aeroporto de Congonhas, 12h55min. Decolava de São Paulo o primeiro voo da VoePass/Gol Linhas Aéreas com destino a Santa Maria, após um jejum de 19 anos sem ligação direta com a capital paulista. O avião era um turbohélice ATR-72, de 68 lugares, com 31 passageiros. Dia 8 de maio de 2023: o último voo dessa rota faz a viagem, que é cancelada por causa do fim da parceria entre VoePass e Gol.

Quase seis meses depois, Santa Maria segue sem a ligação aérea com o coração econômico do país. Afinal: há chance de o voo para São Paulo ser retomado? Segundo a prefeitura, sim. Mas ainda não existe nada 100% confirmado, nem mesmo uma previsão de data.

Um ano depois do voo inaugural para São Paulo, a realidade é a seguinte. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico de Santa Maria, Ticiana Fontana, continua o plano de retomar os voos diretos à capital paulista com a Gol, que prometeu, ainda em maio passado, colocar um avião a jato, o Boeing 737-700, com 138 lugares. A rota seria retomada, segundo a Gol, 30 dias após a conclusão do estudo PCN, que indica a capacidade de pousos e decolagens de aviões de grande porte na pista de Santa Maria. Ticiana conta que a prefeitura contratou, por dispensa de licitação, uma empresa paranaense especializada nesse assunto. Em setembro, os estudos iniciais foram entregues à Aeronáutica.

– A Aeronáutica pediu, então, a aplicação desse estudo num item que, inicialmente, não estava previsto. A equipe técnica dessa empresa refez e está apresentando à Aeronáutica, e a gente está aguardando a decisão final, do PCN, que mede a resistência da pista e autoriza aeronaves maiores a usar a pista – diz a secretária.



Florianópolis

Em paralelo a isso, Ticiana afirma que a equipe da prefeitura segue com tratativas com a Gol e a Azul para a retomada do voo para São Paulo e também a possibilidade de novos destinos, como Florianópolis (SC), ao menos no verão, e Curitiba. Uma reunião, inclusive, para tratar dessas novas linhas foi realizada no dia 30 de outubro entre a prefeitura e o gerente de Infraestrutura da Azul Linhas Aéreas, Luciano Di Mattia. Em resposta, o dirigente, comprometeu-se em levar a proposta de ampliação das novas rotas solicitada pela administração do aeroporto para o setor responsável pela geração de malha da Azul:


– Paralelamente, também tivemos um aval do Cindacta 2, em Curitiba, de que está aprovado nosso projeto de estacionamento para essa aeronave maior.

Segundo ela, a Gol mantém o compromisso de retomar o voo de Santa Maria a São Paulo após a aprovação desse estudo de PCN da pista da Base Aérea. Apesar de as tratativas com a Aeronáutica estarem na reta final, ainda não há como prever uma data para reiniciar a ligação direta com a capital paulista.

Ticiana ressalta que Santa Maria tem hoje voos de duas empresas aéreas (Azul e VoePass/Latam) para Porto Alegre, com boa ocupação, o que é uma conquista para a cidade, que ficou muitos anos sem voos.

Questionada, a Gol Linhas Aéreas não respondeu sobre as informações solicitadas pelo Diário.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em 2023, 96 árvores de risco foram removidas na cidade; em 2022, foram 187 Anterior

Em 2023, 96 árvores de risco foram removidas na cidade; em 2022, foram 187

Homem que morreu em acidente em rodovia da região tinha apelido herdado do pai Próximo

Homem que morreu em acidente em rodovia da região tinha apelido herdado do pai

Geral